segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

A FAMÍLIA AUMENTA

É engraçado como as famílias formam-se e aumentam rapidamente. Nesse período da vida, notamos que a idade e o medo da próxima década, acaba nos deixando extremamente saudosistas e um tanto melancólicos.

Quando temos 14 ou 15 anos, ficamos loucos para chegar aos 18 rapidamente, pois podemos tirar a carteira de motorista, acaba o período escolar e temos que pensar na faculdade, nas namoradas e também almejar um futuro profissional que nos proporcione segurança.

Quando chegamos aos 20 anos, a vida profissional acaba assustando, pois nunca estamos "capacitados" o suficiente para o que as empresas esperam e algumas escolhas que temos, acabam influenciando o resto de nossas vidas ou não. Se eu tivesse feito outra faculdade?? Se tivesse feito aquela viagem para o exterior? Se tivesse aceitado aquela oportunidade de emprego? São muitas perguntas e quase todas sem resposta. Acho que perdemos muito tempo de nossas vidas pensando em como seria se tivéssemos dado outro rumo à ela.

Pelos 25 começamos a achar que estamos ficando velhos para qualquer coisa, para recomeçar, para mudar de vida, emprego e tudo que exija algum desligamento e um novo início. É a mesma coisa que estar jogando algum jogo de tabuleiro e quando você acha que vai ganhar, você "cai" em uma casa que manda você voltar ao início do jogo. Por isso temos medo de começar uma nova faculdade ou começar um novo relacionamento.

Aos 27, o medo de chegar aos 30 é algo presente quase que diariamente, você está próximo de virar mais uma década, olha em volta e acha que não construiu nada, começa a fazer as contas e chega a conclusão que um fumante, com peso excessivo não viverá até os 60 anos, então vem o desespero. "Estou na metade de minha vida" e agora?? Agora vem o próximo passo, aumentar a família. Tenho diversos amigos que estão com filhos ou estão a caminho de fazer. Noto que esses que já tem um filho, ficam mais determinados na vida, sabem que existe uma pessoa dependente de você e não se pode falhar com ela, agora você é o exemplo a ser seguido, as responsabilidades aumentam e com elas as preocupações.

Refletindo sobre tudo isso, começo a lembrar que eu era seguidamente convidado para aniversários de 15 anos, depois eram formaturas, casamentos e agora padrinho de crianças dos meus amigo. Mas como na vida tudo é cíclico, acho que em uns 13 anos vou começar a ser convidado para aniversários de 15 novamente, pois essas crianças irão crescer e irão se formar, casar e ter filhos....

4 comentários:

  1. Parabéns Paulo!!!

    Esta ficando cada vez melhor!!! Daqui uns dias já troca de profissão!!!

    Abraços e feliz 2010!!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu. Nesse eu estava meio melancólico...hahhaa

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Realmente. Nesse não tinha nehuma daquelas piadinhas "Beth Farias", hahaha.

    ResponderExcluir